domingo, 22 de fevereiro de 2009


THICH NHAT HANH, chamado carinhosamente por todos de Thây, nasceu no Vietnã do Centro em 1926. Aos 16 anos iniciou sua vida religiosa na tradição zen budista Thien Lam-Te, ou Rinzai (no Japão), que surgiu no sec. III no Vietnam.
Poeta e ativista pela paz, trabalhou em sua juventude para que o budismo vivesse em harmonia, reconciliação e fraternidade com a sociedade vietnamita. Durante a guerra no Vietnam renunciou ao isolamento monástico para ajudar ativamente o seu povo e, desde então, tem sempre dado a prática religiosa um empenho social e político pela paz.

Mestre zen, é monge há mais de 40 anos. Em 1982, tendo como colaboradora a monja Chân Không, sua colega de muitos anos, fundou Plum Village, uma comunidade budista para monges e monjas, situada próxima a cidade de Bordeaux, no sudeste da França, onde ensina a "Arte de Viver em Plena Consciência". Em seus retiros participam a cada ano milhares de pessoas, procedentes de todas as partes do mundo. Plum Village não é somente um refúgio para aqueles que buscam paz interior através de práticas de plena consciência; é também um "um lar fora de seu lar" para muitos expatriados vietnamitas, onde eles podem visitar e experimentar muitos elementos de sua tradicional cultura.

Ainda hoje Thich Nhat Hanh continua a escrever, ensinar e fazer palestras. É autor de inúmeros livros sobre meditação, cura e transformação, e também inúmeros poemas.
Ele dirige retiros em vários lugares do mundo, e também workshops de cura para veteranos da guerra do Vietnam.
Thay, como seus estudantes carinhosamente o chamam, viaja regularmente para os E. U. onde continua ensinar budismo engajado, responsabilidade social e dissolução da violência através da prática do viver consciente. É autor de numerosas obras (75 livros), todas vazadas em estilo simples e profundamente perceptivo, características fundamentais de um mestre zen.


Fonte: http://www.nossacasa.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário