domingo, 12 de abril de 2009

O que é humildade?

Aí está uma pergunta de difícil resposta, já que a humildade não pode ser aparente nem fingida. Ela existe ou não existe. A humildade não é a negação pura e simples de dons, capacitação e virtudes pessoais.

Humildade vem do Latim húmus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão.

Diz-se que a humildade é uma virtude de quem é humilde quem se vangloria da sua mostra simplesmente que lhe falta. É nessa posição que talvez se situe a humilde confissão de Albert Einstein quando reconhece que “por detrás da matéria há algo de inexplicável”.

Não há como negar: a humildade é uma das virtudes mais raras e difíceis

O primeiro passo rumo à humildade é o reconhecimento do nosso orgulho.

A verdadeira humildade sempre está acompanhada de outras virtudes: caridade, misericórdia, amor, verdade e compaixão.
O Reparador deixou grandes ensinamentos de humildade: ao lavar os pés dos seus discípulos, assim como nos ensinou o amor ao próximo e a caridade, quando mitigava o sofrimento dos pobres.

Humildade não é depreciação de si mesmo, não é ignorância com relação ao que somos, mas ao contrário, se tem conhecimento exato do que não somos. Se apresenta com humildade, sem que a vaidade se manifeste.

Podem-se encontrar diferentes graus de humildade, como também falsas humildade, pode-se ser humildade em breves momentos, ante algo que nos parece grandioso.

São falsas humildade: Aqueles que se rebaixam ante os outros querendo parecer humildes, porém estão cheios de ressentimentos, inveja ou ambição.

A força da virtude está na alma e não precisamos ser santos para ter humildade, afastando o orgulho, a vaidade, a prepotência e o egoísmo, tal como disse Davi em seus Salmos: "oferecendo o arrependimento ao Senhor, de nossas faltas, seremos melhores". É neste ser que encontramos eloqüente expressão de humildade a virtude que o coroou com majestade.


"A humildade é um doce amigo muito bom que nos capacita a manter a verdade internamente, a pureza em pensamento e divindade nos relacionamentos. Quando há amor é natural ser humilde. Não haverá qualquer sentimento de inveja ou exigências, mas será fácil partilhar com os outros. Não haverá comparação ou competição. A arrogância diz, o que é seu deveria ser meu.
A humildade diz, o que é meu também é seu."


FONTE:NET

Feliz pascoa a todos!
Que tudo se faça novo!
Acabando com sentimentos negativos e florescendo sentimentos positivos em nossa mente, fala, e ação!!!
Bom dia
Grá

Nenhum comentário:

Postar um comentário