quarta-feira, 20 de maio de 2009

Cultivando a Liberdade

Para mim não existe felicidade sem liberdade.
E a liberdade não nos é dada por ninguém: nós mesmo temos que cultivá-la!

Quando nos sentamos , andamos, comemos ou trabalhamos,
cultivamos a nossa liberdade.
A liberdade é o que praticamos todos os dias.
Não importam quais as condições ou em que lugar nos encontramos:
se tivermos liberdade, seremos felizes.

Tenho muitos amigos que estiveram presos em campos de trabalho forçado, mas como conheciam a prática, não sofreram tanto. Na verdade, a força espiritual deles se tornou mais forte, o que me deixa muito orgulhoso.

Quando falo em liberdade, estou me referindo
à liberdade relacionada à angústia à raiva, ao desespero.
Se há raiva dentro de nós, precisamos transformá-la para
porde ter de volta a liberdade.
Se estamos desesperados, precisamos reconhecer esta energia e
não permitir que ela nos oprima.
Todas as pessoas precisam praticar para transformar a energia do desespero e conquistar a liberdade que tanto merecem - a liberdade em relação ao desespero.

Podemos praticar a liberdade em qualquer momento da vida.
Cada passo que dermos pode nos ajudar a reivindicar a liberdade.
Cada respiração pode nos ajudar a desenvolver e cultivar a liberdade.
Quando nos alimentamos, devemos comer como pessoas livres.
Quando respiramos é importante respirarmos como pessoas livres.
Isso é possível em qualquer lugar.

Thich Nhat Hanh - Sinta-se Livre Onde Você Estiver
Fonte:http://interserblog.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário