quinta-feira, 30 de abril de 2009

Significado das minhas Tattos



Todo mundo pergunta o que significa entao ai vai:
O Mantra da Compaixão - OM MANI PADME HUM
Em terras Tibetanas Budistas a prece mais comum encontrada em todo lugar , é Om Mani Peme Hung, o mantra deChenrezi, o Buda da compaixão. O mantra originário da Índia, à medida em que migrou para o Tibet, teve a sua pronúncia modificada porque alguns sons na linguagem sanscrita Indiana eram difíceis para os Tibetanos pronunciarem.
Pronúncia Sanscrita
OM MANI PADME HUM
mantra de Avalokiteshvara
Pronúncia Tibetana
OM MANI PEME HUNG
mantra de Chenrezi

Om Mani Padme Hum*
Os Poderes das Seis Sílabas

"OM Mani Padme Hum" é o mais antigo Mantra e o mais importante do Buddhismo tibetano, normalmente traduzido do Sânscrito como, "OM, Jóia do Lotus, Hum". A "Jóia do Lotus" pode ser considerada como Iluminação, surgindo no Lotus da consciência humana. Este é o mais Sagrado dos Mantras Tibetanos, associado com o Bodhisattva ("o Ser Iluminado") Avalokiteshvara, e é uma expressão de Compaixão, assim como um desejo para Liberação e Iluminação. A forma tibetana do Mantra é como segue:
Cada carácter tibetano representa uma sílaba no Mantra, e estas seis sílabas são ligadas aos seis modos de existência no Bhava-Chakra (" Roda da Vida").
A Roda de Vida é dividida em seis segmentos: a metade superior da Roda contem os Reinos mais altos de deuses, antigos deuses (deuses ciosos) e ser humano. A metade mais baixa da Roda contem os Reinos mais baixos de animais, fantasmas famintos e seres do inferno. Cada ser nasce em um destes Reinos de existência de acordo com seu carma, e livros como o Livro Tibetano dos Mortos, assegura em detalhes, renascimento nos Reinos mais altos e evita os mais baixos.
O Mantra Om Mani Pädme Hum é fácil de pronunciar e muito Poderoso, porque ele contém a essência de todo o ensinamento.

Quando você diz a primeira sílaba OM, lhe é agraciado uma ajuda para você alcançar Perfeição na prática da Generosidade.

MA, lhe ajuda a Aperfeiçoar a prática da Ética pura.

NI, lhe ajuda a alcançar Perfeição na prática da Tolerância e Paciência.

PÄD, a quarta sílaba, lhe ajuda a alcançar Perfeição da Perseverança.

ME, lhe ajuda a alcançar Perfeição na prática da Concentração .

A sexta sílaba final HUM, lhe ajuda a alcançar Perfeição na prática da Sabedoria.


Desta maneira, a recitação do Mantra lhe ajuda a alcançar Perfeição nas seis práticas: Generosidade,Ética,Tolerância e Paciência,Perseverança, Concentração, Sabedoria. A senda dessas Seis Perfeições é o caminho trilhado por todos os Budhas dos três tempos. O que poderia ser mais significativo do que dizer o Mantra e alcançar as Seis Perfeições?"
http://eloisa.rio.zip.net/

OM AH HUM VAJRA GURU PADMA SIDDHI HUM
Trata-se de um mantra budista.
Pronuncia-se em português brasileiro: om ah hung benza guru péma siddhi hung.Ajuda a caminhar do não-ser para o ser; das trevas para a luz. Portanto, vai além da dicotomia
mundana do ter ou ser. Há um refinamento sutil: não-ser ou ser!
Significação
OM AH HUM VAJRA GURU PADMA SIDDHI HUM tem significados internos, externos e
secretos.
O que significa OM AH HUM?
OM refere-se ao corpo.
AH à fala.
HUM diz respeito à mente.
Representam as transformadoras benções do corpo, da fala e da mente de todos os Budas.
Internamente, OM purifica os canais sutis; AH, o ar interno, o fluxo de energia; HUM, a essência
criativa.
Externamente, OM purifica todas as ações negativas cometidas através do corpo; AH,
através da
fala; HUM, através da mente.
Secretamente, OM AH HUM traz a realização dos três aspectos da natureza da mente:
a) OM traz a realização de sua energia e compaixão incessantes;
b) AH traz a realização da sua natureza radiante; e,
c) HUM a realização da sua essência semelhante ao céu.
E VAJRA GURU PADMA, o que significa?
VAJRA significa que a imutável e não-dual sabedoria dos Budas pode cortar as ilusões e
obscurecimentos sem nunca ser danificada ou destruída pela ignorância. As qualidades
e
atividades do corpo, fala e mente de sabedoria dos Budas têm a capacidade de beneficiar os seres
com o poder penetrante e desobstruído do diamante (a mais forte e preciosa das pedras) e como o
diamante a VAJRA é livre de defeitos.
GURU significa importe alguém refleto de todas as qualidades admiráveis que encarna sabedoria,
conhecimento, compaixão e meios hábeis. As qualidades inconcebíveis e perfeitas do GURU- o
mestre - fazem-no inestimável e superior a todas as coisas em excelência.
PADMA significa lotus e se refere à família lótus dos Budas e especificamente o aspecto da fala
iluminada que eles representam.
Quando são tomadas de maneira conjunta - VAJRA GURU PADMA - significam a essência e a
benção da visão, da meditação e da ação. VAJRA refere-se à indestrutível essência da verdade

1 Síntese obtida nas páginas 479 a 482, do livro do viver e morrer tibetano, escrito por Sogyal Rinpoche, o qual foi publicado
pelas Editoras Talento e Palas Athena, em 1999.
que pedimos em nossas orações para realizar em nossa visão. GURU representa a natureza de
luminosidade e as nobres qualidades da iluminação que oramos para aperfeiçoar na nossa
meditação. PADMA diz respeito à compaixão que pedimos para realizar nossa ação.
Então, pela citação dessas sílabas do mantra, recebemos as benções da mente de sabedoria, as
nobres qualidades e a compaixão de todos os Budas.
Finalizando o significado do mantra budista OM AH HUM VAJRA GURU PADMA SIDDHI
HUM, resta registrar o significado de SIDDHI HUM.
SIDDHI significa perfeição real, consecução, benção e realização. Há duas espécies de SIDDHI:
ordinário e supremo.
Pelo recebimento da benção dos SIDDHIS ordinários, todos os obstáculos das nossas vidas são
removidos, ao passo em que todas as nossas boas aspirações são atendidas.
Complementarmente, todas as várias circunstâncias da vida se tornam auspiciosas, conduzindo à
prática espiritual e à realização da iluminação. 2
Por sua vez, a benção do SIDDHI supremo enseja a própria iluminação, o estado de completa
realização. 3
Assim, orando para o corpo, a fala, a mente, as qualidades e as atividades dos Budas obterão os
SIDDHIS ordinário e supremo.
Finalmente, HUM representa a mente de sabedoria dos Budas e é o catalisador sagrado do mantra.
É como o "Assim seja!".
O significado essencial do mantra é: "eu o invoco, VAJRA GURU; em sua benção, concedanos
os SIDDHIS ordinário e supremo".
O autor, Sogyal Rinpoche, cita, ainda, Dilgo Khyentse Rinpoche, que reproduzo parte:
"...pela recitação das doze sílabas do mantra de Vajra Guru, esses doze elos (da originação
interdependente) são purificados e você está pronto para remover e depurar completamente a
camada de impurezas emocionais do carma, liberando-se assim do samsara..."
Reflexão
A frágil base espiritual da mente inquieta do homem moderno favorece o carma negativo. É
terrível essa percepção. Ao mesmo tempo, porém, é alentadora. O círculo vicioso do carma
negativo, por efeito da ilusão a que estamos acometidos, vem com força total. Resultado: menos
concentração, menos tranqüilidade, mais anciosidade, mais destemperança, reproduzindo o
samsara. É alentadora porque representa o início de um processo de sensibilização.
Certamente, a entoação desse mantra com fé e devoção, aliada à prática e mudança de atitudes,
oportunizará, no mínimo, a produção de um carma positivo. Poderá representar a consolidação de
um processo de conscientização.


Fonte:http://cliente.argo.com.br/antoniojosebotelho//img/artigo/mantra%20budista%20versus%20sensibilizacao%20versus%20conscientizacao110011.pdf

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