sábado, 26 de setembro de 2009

Alívio àqueles em aflição

[...] Buda Shakyamuni, mesmo quando era um estudante no caminho, foi totalmente dedicado -- tanto em pensamento quanto ação -- ao bem alheio. Sempre que encontrava uma oportunidade de se esforçar para os outros, sem importar as dificuldades com que se deparava, ele jamais perdia a coragem.

Ele nunca odiou obstáculos e dificuldades que surgiram no caminho. Em vez disso, as situações tornavam-no mais corajoso e determinado a realizar algo de bom para os outros. Ele foi tão determinado a trabalhar pelos outros no passado, mesmo apenas como um estudante no caminho, que nem é preciso dizer o quanto mais depois que se tornou uma pessoa totalmente iluminada.

[...] Dizemos essa prece na hora de tomar os votos:

Vou levar alívio àqueles em aflição;
Vou estabelecer os seres na glória da iluminação.

Então, após rezar tal prece e também prometer cumpri-la, não devemos negligenciar nossos colegas e vizinhos que estão doentes, envelhecidos etc. Devemos fazer o melhor para literalmente ajudar os outros de todas as maneiras que pudermos, mesmo só com palavras, como se Buda tivesse criado tais oportunidades para podermos ajudar os outros. Devemos criar virtude.

Sobre situações em que não podemos realmente ajudar, podemos dedicar mentalmente nosso corpo, bens e virtude para eles. Além disso, não podemos fazer mais nada.

Ao doar, não espere algo em troca. Não doe para satisfazer desejos egoístas. Não desanime ao doar. Gere a altruísta mente de iluminação o melhor que puder, e então doe com uma única preocupação: os outros.

Tendo renascido como seres humanos e chegando a ter contato com o Dharma, sabemos alguma coisa sobre o que fazer e o que não fazer.
Dalai Lama (Tibete, 1935 ~)
"Generous Wisdom: Commentaries by H.H. the Dalai Lama XIV on the Jatakamala"
(Dalai Lama Quote of The Week - Snow Lion, 26/07/09)
Blog do Samsara

Nenhum comentário:

Postar um comentário